logo RCN

Bons ventos para próxima Safra

Uma das regiões que mais planta fumo em Santa Catarina, o Planalto Norte tem diversos produtores que apostam nesta cultura.

 

 

Uma das regiões que mais planta fumo em Santa Catarina, o Planalto Norte tem diversos produtores que apostam nesta cultura. Em Bela Vista do Toldo, são imensos os campos com plantações de fumo, o verde das árvores se confundem o com verde do fumo, que hoje em dia ultrapassou a plantação do então Ouro Verde ? A Erva Mate.

O fumo é um produto bastante rentável, por isso produtores como Gilmar Damaso da Silveira aposta em sua produção e diz que este a safra de 2004 será melhor que a de 2002/2003.

?É preciso Primeiramente semear a semente em cativeiro, no chamado Floate (sistema de bandeja que é reservada em uma estufa com água), em média 200 sementes podem ser semeadas por floate?, explica Gilmar.

Produtor da Souza Cruz, Damaso planta em média 12 mil pés, mas quer aumentar sua plantação.

Depois de semeada é feita a plantação, depois leva em média 70 dia para ser colhida. A colheita é toda manual, levada para a estufa, onde é feita a secagem das folhas. O sistema de secagem de Gilmar é diferenciado, as folhas não são amarradas, elas são dispostas soltas em tablados de madeira dentro da estufa e leva em média quatro dias e quatro noites para secar.

Após a secagem as folhas, são levadas para o depósito. São feitas as manilhas, ou seja, se amarra e depois são levadas para a empresa em Blumenau, que faz a classificação do fumo.

Segundo Gilmar, a safra passada o quilo do fumo foi vendido há R$ 3,90, mas a perspectiva para a próxima safra é que esse valor de venda aumente um pouco.

?Em Bela vista do Toldo são 893 produtores de fumo, 960 estufas, uma área plantada de 1919 hectares, com uma produção de 3.450 toneladas por ano?, conta Vilmar Niser, Inspetor do Departamento Técnico da filial da Associação Fumicultores do Brasil, em Rio Negro, no Paraná.

Dentro desta região, diz Vilmar, Canoinhas é o município com o maior número de produtores de fumo do Estado de Santa Catarina.

Na safra do ano passado, Gilmar teve um rendimento bruto de R$ 65 mil. ?Nesta próxima safra, a previsão da primeira colheita está prevista para 15 de dezembro e a venda para os meses de Maio e Junho de 2004?, conclui Gilmar Damaso.

 

Anterior

Dia de campo sobre cultura de caqui reúne agricultores

Próximo

A arte de produzir mel

Deixe seu comentário